O inglês, gostemos ou não, é a língua franca internacional das ciências e da tecnologia; publicar textos científicos em inglês é expandir seu potencial de alcançar outros especialistas e ter um impacto. Mas, para o pesquisador não-anglófono, fica a dúvida: onde publicar?
Existem boas razões para se preferir periódicos internacionais brasileiros (sim, muitos periódicos brasileiros são internacionais) aos estrangeiros. Aqui vão algumas delas:
- Disponibilidade internacional: Enquanto alguns dos mais importantes periódicos estrangeiros pertencem à iniciativa privada, os periódicos internacionais brasileiros são editados por universidades públicas. Os artigos publicados em periódicos privados têm acesso restrito; tendem a ser bastante caros, e mesmo os autores só conseguem acessá-los se estiverem vinculados a uma universidade que assine o periódico. Por outro lado, sua pesquisa, publicada em inglês num periódico indexado brasileiro, está imediatamente disponível a toda a comunidade científica internacional.
- Disponibilidade nacional: Alguns periódicos indexados publicam seu artigo simultaneamente em português e em tradução para o inglês; pesquisadores nacionais e internacionais têm acesso à sua pesquisa na língua que lhes for mais conveniente.
- Maior rapidez: Como os periódicos brasileiros, para serem considerados internacionais, precisam de uma cota de artigos em línguas estrangeiras, um artigo em inglês pode ser aprovado e publicado mais rapidamente que um artigo em português.
- Menor competitividade: Um periódico internacional de renome é altamente disputado, e as exigências—inclusive lingüísticas—podem ser muito altas; o pesquisador anglófono não-nativo, por mais proficiente que seja, sempre pode ser considerado insuficiente. Os periódicos internacionais brasileiros oferecerão menor competitividade, sem que sua pesquisa deixe de ser avaliada de forma competente.
- Tradução pós-aprovação: Em alguns periódicos internacionais brasileiros, é possível ter seu artigo aprovado em português, e submeter a versão para o inglês após a aprovação. Quando você encomenda sua tradução, sua publicação já está garantida!
- Indicadores nacionais: Nem todos os periódicos internacionais foram indexados pela Plataforma Qualis; o periódico mais importante da sua área de pesquisa pode não ter Qualis, o que dificulta o ranqueamento de seus artigos em seu currículo Lattes.
Pesquise periódicos brasileiros internacionais em sua área; verifique se é possível receber parecer da versão em português, para submeter a tradução uma vez aprovado o artigo. E converse sempre com seu tradutor sobre seus prazos e pretensões.