Você se inscreveu com sucesso em Fabiano Seixas Fernandes
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Fabiano Seixas Fernandes
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
verbete

Terminologia e inclusão: dois glossários

. 2 minuto ler . Written by Fabiano Seixas Fernandes
Terminologia e inclusão: dois glossários

A terminologia das diversas áreas técnicas e científicas passa por transformações constantes; algumas de ordem teórica—cunhagem de novos termos para conceitos e instrumentos, atualização de vocabulário impreciso, etc.—, mas considerações de ordem ética também podem ter importante papel.

Em vista disso, a terminologia das áreas médicas também agrega expressões que têm implicações éticas quando devemos nos referir a grupos humanos. A National Disability Association, uma entidade irlandesa voltada ao trato de pessoas com deficiência, disponibiliza em sua página um pequeno glossário em inglês com termos atualizados voltados a um tratamento mais humanizado e respeitoso a pessoas enfermas ou com deficiência. Esse glossário—pequeno, porém muito útil—pode ser consultado aqui:

Appropriate Terms to Use
Appropriate Terms to Use on the National Disability Authority website.

Embora monolíngüe, pode ser contrastado a uma iniciativa semelhante do Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência (SIVC), que nos explica o vocabulário correntemente me (des)uso no português brasileiro:

SIVC - Terminologia sobre deficiência na era da inclusão
serviço exclusivo para pessoas com deficiência