verbete

Glossário: Etimologia e abreviaturas de termos médicos

. 1 minuto de leitura . Written by Fabiano Seixas Fernandes
Glossário: Etimologia e abreviaturas de termos médicos

A área médica é uma das áreas que mais movimenta tradutores especializados. Apesar da origem greco-latina de inúmeros termos (o que os torna, em certa medida, semelhantes através das várias línguas) , a alta quantidade de jargão técnico e as práticas de escrita típicas da profissão (talvez não isentas de algum obscurantismo depurável) requerem ampla pesquisa para que se possa encontrar e traduzir adequadamente a terminologia empregada em documentos, livros e artigos.

Existem bons dicionários especializados bilíngües, tais como o Portuguese-English Dictionary of Medical Terms de Ana Júlia Perrotti Garcia, mas seu trabalho não dispensa consulta a dicionários e glossários monolíngües, tais como o em só do Dictionary of Medical Terms (A&C Black) e o Merriam-Websters Medical Dictionary.

Assim, compartilho o volume Etimologia e abreviaturas de termos médicos: Um guia para estudantes, professores, autores e editores em medicina e ciências relacionadas, da autoria de Adriane Pozzobon (em colaboração com Gabriela Augusta Mateus Pereira). O volume, disponível online, apresenta o significado de inúmeros afixos greco-latinos encontrados na terminologia, médica, além de conter capítulos dedicados a siglas, sistemas de unidade e símbolos.


Outras ferramentas úteis já divulgadas aqui:

Para saber mais sobre siglas em artigos científicos, pode-se consultar este artigo.